sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


Em 21 de janeiro, o Governador Tarso Genro assinou decreto criando o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa. Uma iniciativa muito legal, formalizada no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
 Você deve saber o que é uma pessoa intolerante. Todo mundo tem alguma na sua família ou relações. São aqueles que se fanatizam por uma ideologia, um partido político, um clube de futebol ou... uma religião!  De todas essas categorias de intolerantes, a pior delas é, justamente, a dos fanáticos religiosos. Eles simplesmente não toleram o convívio com pessoas de crenças diferentes das suas. Ao contrário dos demais intolerantes, eles se julgam detentores da VERDADE - assim mesmo, sempre escrita em maiúsculo. Para eles, aquelas “verdades” extraídas de seus livros sagrados ou dos dogmas de sua fé são a coisa mais importante da vida. Tanto da vida deles como dos outros. Deles, porque a verdade os faz melhores que os outros. Dos demais, porque, afastados da verdade, nunca serão felizes e nem tão bons como eles.
 Perceberam? A intolerância religiosa vem da ideia de que quem não tem a verdade não é bom. Não tem merecimento algum. Nunca terá a ajuda de Deus na Terra e irá para o inferno depois da morte. Por isso, distância das pessoas que não conhecem a verdade! Não se deve conviver com elas, a não ser para convertê-las, para levar-lhes a verdade.
 Por isso, penso que o Estado pode e deve combater e até criminalizar toda e qualquer manifestação de intolerância religiosa. Mas, para acabar mesmo com ela só quando cada um se convencer de que ninguém é detentor da verdade. Estamos todos a buscando. E para chegarmos mais perto dela, são necessários muita humildade e respeito às ideias dos outros.
 
Milton Medran Moreira - Publicado no jornal "Diário Gaúcho" em 29/01/2013